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  Brasil Colônia  
 

“O ciclópico trabalho que a Engenharia Militar Portuguesa empreendeu no Brasil, durante o período colonial, ainda não foi fixado pela História, no seu conjunto, em síntese adequada que permita pôr em relevo a grandiosidade e o heroísmo dos seus feitos, estabelecendo a medida verdadeira das suas implicações na construção, na defesa e nos destinos da nossa Pátria”

Gen Lyra Tavares

ORIGENS DA ENGENHARIA MILITAR

A primeira civilização a ter uma força especialmente dedicada à Engenharia Militar foi talvez a Romana. As Legiões Romanas tinham um corpo de engenheiros conhecidos por architecti. A Engenharia Militar Romana tornou-se proeminente entre as suas contemporâneas e a escala de certos dos seus feitos, tais como a construção de fortificações com comprimentos superiores a 60 km em apenas algumas semanas. [mais]

 

A PRIMEIRA ESTRADA

A má conservação das estradas, os perigos da Serra do Mar e as péssimas condições de travessia da Baixada Santista prejudicaram de maneira extraordinária o comércio do açúcar. A economia do planalto passava por grandes transformações, mas a ligação com a Baixada Santista continuava sendo o precário Caminho do Padre José, uma via de pedestres que não havia sofrido nenhuma reforma ou melhoramento.

Em 1789, Lorena, governador da Capitania de São Paulo, determinou a construção de uma estrada para substituir o Caminho do Padre José. [mais]

FORTALEZA DA BARRA

Iniciada em 1534, foi concluída a edificação da Fortaleza de Santo Antônio da Barra, durante o governo de D. Francisco de Souza (1591-1602), numa colina situada na Ponta do Padrão, construída em pedra e cal. No mesmo local, em 1534, tinham sido levantadas fortificações rudimentares, melhoradas durante o governo de Manuel Teles Barreto (1583-1587). [mais]