Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Engenharia > Oficiais da Engenharia Militar do Brasil Realizam a Passagem de Função do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia
Início do conteúdo da página

Oficiais da Engenharia Militar do Brasil Realizam a Passagem de Função do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia

Published: Tuesday, 27 December 2022 14:32 | Last Updated: Tuesday, 27 December 2022 14:33 | Hits: 328

Bogotá (Colômbia) - No dia 15 de dezembro de 2022 foi realizada a cerimônia de passagem da Chefia do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO) do Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo ao Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Rômulo Fabiano Pacheco Ravázio.

A cerimônia militar ocorreu nas instalações do Comando de Engenheiros (COING) do Exército Nacional da República da Colômbia e foi presidida pelo Diretor Geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa (JID), de forma virtual. Participaram, de forma presencial, o Inspetor Delegado de Desminagem da Inspeção Geral das Forças Militares, o Adido de Defesa e Exército do Brasil na Colômbia e autoridades militares das Organizações Militares do Exército Nacional colombiano que atuam nas operações de desminagem no país.

O TC Bispo apresentou suas despedidas agradecendo a confiança e apoio da Junta Interamericana de Defesa (JID) e do Comando Geral das Forças Militares (CGFM) da Colômbia, no contexto do Acordo de Cooperação e Assistência Técnica, bem como a hospitalidade e cordialidade que foi recebido por militares e civis da Nação amiga. Agradeceu, também, ao Comando do Exército do Brasil e ao Departamento de Engenharia e Construção (DEC) pela designação para a missão da Chefia do GATI-CO nos anos 2021-2022, a fim de conduzir a nobre missão de capacitação e assessoramento em temas de Desminagem Humanitária, por uma Colômbia livre de minas e artefatos explosivos improvisados.

Na ocasião, o Secretário Geral da JID agradeceu o profissionalismo e comprometimento do TC BISPO na capacitação dos novos Monitores Nacionais e assessoramento técnico compartilhado com as Organizações Militares e Civis da Colômbia sobre o tema da desminagem humanitária, durante os 02 (dois) anos à frente do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos. Destacou, ainda, os objetivos plenamente alcançados na condução de 06 Cursos para Monitores Nacionais, 02 Cursos de Gestão de Qualidade e sua contribuição na implementação das Normas Técnicas Colombianas e dos novos Procedimentos Operativos Aprovados em meio ao contexto desafiador da pandemia de Covid-19.

A atuação dos Assessores Interamericanos do Brasil na Chefia do GATI-CO tem marcado a manutenção e consolidação do Acordo de Cooperação e Assistência Técnica entre a JID e CGFM relativo ao assessoramento técnico e capacitação de pessoal militar das Forças Militares colombianas em Operações de Desminagem Humanitária (DH), firmado em 07 de janeiro de 2015. Além disso, vem contribuindo para o fortalecimento da imagem do Brasil, no contexto da desminagem humanitária em apoio ao povo colombiano.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página