Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Engenharia > Militares brasileiros conduzem seminário sobre desminagem humanitária na Colômbia
Início do conteúdo da página

Militares brasileiros conduzem seminário sobre desminagem humanitária na Colômbia

Published: Wednesday, 23 February 2022 17:16 | Last Updated: Wednesday, 23 February 2022 17:16 | Hits: 238

Bogotá (Colômbia) - No período de 14 a 17 de fevereiro, os oficiais brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), conduziram um seminário sobre a desminagem humanitária no mundo e na Colômbia aos alunos do primeiro Curso de Monitor Nacional.

O evento planejado, coordenado e conduzido pelos Assessores Interamericanos brasileiros ocorreu na Escola de Engenheiros Militares e contou com a participação de instituições internacionais e colombianas. Os alunos e convidados puderam debater com representantes da Autoridade Nacional de Desminagem Humanitária na Colômbia "Alto Comisionado para la Paz", do Programa de Ação Integral Contra as Minas Antipessoal (PAICMA), do Grupo de Monitores Interamericanos (GMI) e do Serviço das Nações Unidas de Ação Contra as Minas (UNMAS). Além disso, teve a presença do Centro Nacional Contra Artefatos Explosivos Improvisados e Minas (CENAM) e de integrantes do Departamento Jurídico de Comando Geral das Forças Militares (CGFM).

O seminário permitiu um conhecimento mais amplo da temática desminagem humanitária bem como das novas normas e programas internacionais e nacionais que estão sendo empregados na Colômbia. Os alunos puderam narrar experiências reais, realizar intercâmbio de conhecimentos com os palestrantes e compreender a amplitude da estrutura político-estratégica existente no país na guerra contra as minas antipessoal.

A condução do seminário pelos oficiais brasileiros contribuiu para ampliar a capacitação dos novos Monitores Nacionais de Desminagem Humanitária na Colômbia. Os militares colombianos puderam absorver novos entendimentos essenciais à manutenção dos esforços para tornar o país livre desse flagelo que ainda atinge parte do território nacional. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página