GATI-CO capacita militares colombianos em Técnica de Desminado Canino (TDC).
Colômbia (Bogotá) - No período de 4 a 8 de março, o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), composto pelo Major de Engenharia Cláudio Santos Bispo e pelo Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, realizou a capacitação e certificação de militares colombianos em Técnica de Desminagem Canina (TDC).
O Grupo é responsável pela condução do Curso de Monitores Nacionais em Desminagem Humanitária na Colômbia e um dos focos principais do curso consiste nas técnicas de desminagem empregadas para tornar o território colombiano livre dos explosivos ainda existentes.
Os instrutores brasileiros ministraram instruções teóricas com a apresentação das normas internacionais e nacionais para a TDC que são exigidas no país, apresentaram os procedimentos para a seleção e preparação dos cachorros a serem empregados na busca de substâncias explosivas e conduziram simulações no Centro de Treinamento Canino do Exército Nacional da Colômbia.
A utilização do cachorro em operações de desminagem na Colômbia é bastante eficaz devido a sua agilidade, inteligência, facilidade de aprendizado durante os adestramentos e boa disposição quando empregados nas operações. Todas essas qualidades foram evidenciadas e comprovadas pelos alunos ao praticarem as técnicas em algumas pistas selecionadas e preparadas pelos militares brasileiros no Centro Canino.
O GATI-CO faz parte do acordo bilateral do Brasil com a Colômbia em que militares da Arma de Engenharia contribuem no assessoramento técnico em desminagem humanitária.
Redes Sociais