Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Engenharia > Nova Certificação De Monitores Em Desminagem Humanitária Na Colômbia É Iniciada Por Militares Brasileiros
Início do conteúdo da página

Nova Certificação De Monitores Em Desminagem Humanitária Na Colômbia É Iniciada Por Militares Brasileiros

Published: Thursday, 29 September 2022 19:37 | Last Updated: Thursday, 29 September 2022 19:38 | Hits: 23

Bogotá (Colômbia) – No dia 26 de setembro, os militares brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, iniciaram a capacitação de militares colombianos que serão empregados como Monitor Nacional em Desminagem Humanitária.

Os Assessores Interamericanos do Brasil inauguraram as atividades programadas para o último curso de 2022. Foram selecionados seis militares, sendo um da Marinha Colombiana e cinco do Exército Nacional da Colômbia com experiências e capacitações básicas em operações de desminagem que os habilitam para realizarem o curso ministrado pelos Instrutores do GATI-CO. A turma tem um destaque relevante que é a presença de uma suboficial do corpo feminino do Exército colombiano. Essa participação tem sido um marco na atuação dos Oficiais brasileiros que tem perseverado, junto ao Comando Geral das Forças Militares, para que mais mulheres possam exercer a função de Monitora nas operações de desminagem em prol do país.

O curso ocorrerá nas instalações da Escola de Engenheiros Militares do Exército e terá instruções teóricas e práticas, exercícios e eventos simulados com a realidade das operações que ocorrem atualmente, participação em seminário voltado ao tema da desminagem no país e visitas de instrução. Os militares brasileiros contarão com o apoio primordial de organismos nacionais e internacionais, como a representação da Oficina do Alto Comissionado para a Paz na Colômbia e de Instituições Militares, como a Brigada de Desminagem Humanitária Nº 1, única existente no mundo, que contribuirão para incrementar o conhecimento técnico dos novos Monitores Nacionais.

A participação da Engenharia Militar do Brasil, em apoio às Forças Militares da Colômbia, tem contribuído na ampliação da capacidade operativa dos militares frente às ações de desminagem humanitária. Os alunos concludentes serão empregados na gestão de qualidade das operações, garantindo que áreas, ainda com presença de minas antipessoais, sejam liberadas e reutilizadas com total segurança pela população colombiana.

registrado em:
Fim do conteúdo da página