Fluxo de navegação Página inicial -> Brasil República Voltar à página anteriorVoltar Imprimir
 
 
  Brasil República  
 
VIADUTO FERROVIÁRIO

Concluído em 1978 pelo 1º Batalhão Ferroviário (hoje 10º Batalhão de Engenharia de Construção), tem 509 metros de extensão e 143 metros de altura. É o segundo viaduto ferroviário mais alto do mundo e o mais alto das Américas. Faz parte da Ferrovia do Trigo (EF491), estrada de ferro que liga Roca Sales a Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. É uma das mais belas ferrovias do Brasil e inclui inúmeras outras obras de arte de grande porte, como pontes, túneis e viadutos. A ferrovia é operada atualmente pela ALL. [mais]

HISTÓRICO DO FORTE DE COPACABANA (1914-1987)

Em 1763, a transferência da Capital do Brasil, para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, provocou a necessidade de serem reforçadas as defesas da Baía de Guanabara, através de Fortificações de Artilharia.
Em 1908, foi iniciada a instalação do Forte na Ponta da Igrejinha, no promontório que separa as praias hoje conhecidas como Ipanema e Copacabana. Ocupando uma área de cerca de 114.000 m2, o Forte de Copacabana foi inaugurando em 28 de setembro de 1914, pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca. [mais]

TÚNEL Nº 72 (Antigo túnel 21)

Construído na EF 116 - Tronco Sul, localidade de Violanda RS, concluída em tempo recorde, numa extensão de 2.832 metros. É o maior túnel Ferroviário do Brasil e 2ª da América do Sul. Foto datada de 1985

  1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA

O 1º Grupamento de Engenharia é um Grande Comando com sede em João Pessoa-PB, responsável pelo apoio de Engenharia na região Nordeste. Criado em 1955 (Decreto nº 37.221, de 27 de Abril) na cidade de Campina Grande-PB [mais]

 

MARECHAL JUAREZ DO NASCIMENTO FERNANDES TÁVORA

Um primeiro e mais conhecido aspecto ao longo de mais de cinquenta anos de sua vida pública e profissional é de que a atividade com que mais se destacou foi na geopolítica brasileira. [mais]