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  Marechal Juarez Távora  
 
Marechal Juarez Távora

São palavras do seu irmão Flávio Juarez Távora que prefaciou o livro "Marechal Juarez Távora" - Uma Síntese Biográfica, escrito pelo 3º sargento Eros José Sanches: " ... valho-me das linhas que seguem para destacar dois importantes aspectos de sua trajetória.

Um primeiro e mais conhecido aspecto ao longo de mais de cinquenta anos de sua vida pública e profissional é de que a atividade com que mais se destacou foi na geopolítica brasileira. Iniciada no ciclo revolucionário de 1922 a 1930, conheceu as entranhas do País e de seus problemas, ao participar da Coluna Miguel Costa - Prestes. Com essa experiência, associou o que viu aos estudos de Alberto Torres e Euclides da Cunha, dos quais era admirador. Daí nasceu seu profundo interesse nos problemas brasileiros e de como o Estado e governos deveriam estruturar-se para resolvê-los. A participação, na década de 30, inicialmente como Ministro da Viação e Obras Públicas e, posteriormente, como Ministro da Agricultura do Governo Vargas, fê-lo envolver-se em questões como um Plano Nacional de Viação, os Códigos de Minas e de àguas e a Prospecção e Exploração do Petróleo, entre outras. Como corolário de seu envolvimento com a geopolítica brasileira, foi um dos fundadores e Comandante da Escola Superior de Guerra (1953-1954). Foi candidato à Presidência da República em 1955, Deputado Federal pelo antigo Estado da Guanabara (1963-1964), tendo encerrado sua vida pública como Ministro da Viação e Obras Públicas no Governo do Presidente Castelo Branco (1964-1967). Deixou vasta bibliografia sobre diversos temas como "Petróleo para o Brasil", "Produção para o Brasil", "Átomos para o Brasil", "Organização para o Brasil" e "Uma Plítica de Desenvolvimento para o Brasil", além de suas memórias.

Um segundo aspecto menos conhecido e não menos importante de sua vida profissional e de particular interesse para o 5º BE Cmb Bld, foi o de Oficial de Engenharia. Suas funções militares nessa Arma se estenderam de Auxiliar de Instrutor do Curso de Engenharia da Escola Militar (1922) até a de Diretor de Engenharia do Exército (hoje Diretoria de Obras de Cooperação), por duas vezes (1946 e 1952). Entre esses dois extremos, inúmeras funções foram galgadas. Cumpre ressaltar entre elas, sua atuação na Comissão Construtora de Estradas de Rodagem nos estados do Paraná e Santa Catarina, como Subcomandante do 5º Batalhão de Engenharia (1934-1935), Engenheiro Chefe daquela Comissão e Comandante do 1º Batalhão Rodoviário (1939-1940). Entre outras obras realizadas sob sua responsabilidade na Comissão, destacou-se a da estrada de rodagem ligando Curitiba a Joinville, a atual BR-376, hoje pavimentada e em via dupla. Acrescentaria ainda ao presente quesito a construção do Tronco Ferroviário Sul da RFFSA, durante sua gestão como Ministro da Viação e Obras Públicas do Presidente Castelo Branco, tarefa esta executada pelos 1º e 2º Batalhões Ferroviários do Exército.

Em toda a sua vida, fosse profissional, pública e privada, pautou-se sempre por honestidade, caráter e coerência, deixando como legado um modelo de vida, tanto para sua família quanto para os que privaram de sua convivência. Colocou sempre os interesses da Pátria acima de tudo...".

A Port Min nº 386, de 24 Abr 1985, concedeu a denominação histórica "Batalhão Juarez Távora ao então 5º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Porto União-SC.

No Clube Militar do Rio de Janeiro, em 2007, foram organizadas duas salas no 12º andar de sua sede central, com mobiliários e pertences do digno militar. A primeira sala, denominada "Gabinete Marechal Juarez Távora", foi mobiliada e decorada com o existente em seu escritório e foi instalada sua biblioteca; na segunda, denominada "Sala de Reunião Cel Hugo Caetano Coelho de Almeida", foi mobiliada com os móveis originais e pertences de sua sala de jantar. Uma justa homenagem Ao Marechal Juarez Távora, em reconhecimento a sua notável folha de serviços à Nação e ao Exército.


O Ministro Juarez Távora

Adaptação: Luciano Rocha Silveira - Cel R1 PTTC