Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico do DEC

Pode-se considerar que as origens do DEC remontam a 1915, quando, fruto de reorganização da Força Terrestre, foi criada a Diretoria de Engenharia, diretamente subordinada ao então Ministério da Guerra.

Sua organização previa três Divisões e um Gabinete Fotográfico, sendo-lhe atribuídas as missões de:

  • organizar projetos e orçamentos para a construção e recuperação de quartéis, fábricas e outros edifícios;
  • executar a construção e reparação de edifícios militares;
  • organizar o cadastro de próprios nacionais, a cargo do Ministério da Guerra;
  • elaborar desenhos detalhados de plantas e trabalhos de levantamento e
  • reprodução e restauração de plantas antigas.

Eram, portanto, as bases do atual Departamento de Engenharia e Construção que naquela ocasião estavam sendo edificadas.

A evolução tecnológica e doutrinária motivou a reorganização do Ministério da Guerra. O Decreto-Lei 9.100, de 1946, ampliou a missão da Engenharia, confiando-a a dois Departamentos:

  • Departamento-Geral de Administração, que englobava entre outras as Diretorias de Engenharia e de Transmissões; e
  • Departamento Técnico e de Produção, que enquadrava entre outras, a Diretoria de Obras e Fortificações e a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército.

Era mais um passo no aperfeiçoamento da organização em direção ao atual sistema setorial.

Em 1952, a Diretoria de Engenharia foi desdobrada em Diretoria Geral de Engenharia e Diretoria de Material de Engenharia, passando a Diretoria de Transmissões a denominar-se Diretoria de Comunicações.

Em 1956, a Diretoria Geral de Engenharia foi transformada em Diretoria Geral de Engenharia e Comunicações que, com as Diretoria de Obras e Fortificações, de Vias de Transportes, de Patrimônio do Exército e a de Comunicações, passou a integrar o Departamento de Produção e Obras.

Em 27 de janeiro de 1971, é criado o Departamento de Engenharia e Comunicações, congregando as Diretorias de Obras Militares, de Obras de Cooperação, de Patrimônio, de Serviço Geográfico e de Comunicações que, posteriormente, se desdobrou em Diretoria de Telecomunicações e Diretoria de Material de Comunicações, ficando esta subordinada ao Departamento de Material Bélico.

Em 1983, vem integrar-se a este Departamento a Diretoria de Informática.

Em 13 de março de 1998 passou a denominar-se Departamento de Engenharia e Construção, sendo composto a partir desta data das Diretorias de Obras de Cooperação, de Obras Militares, do Serviço Geográfico e de Patrimônio.

Pelo Decreto 3.386, de 17 de março de 2000, a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) teve a sua subordinação mudada do Departamento de Engenharia e Construção para a Secretaria de Tecnologia da Informação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página