Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cooperação Brasileira de Engenharia realiza capacitação em topografia

Published: Monday, 03 October 2022 12:39 | Last Updated: Monday, 03 October 2022 12:39 | Hits: 66

Bargny (Senegal) - A Missão Brasileira de Cooperação em Engenharia Militar (MBCEM) conduziu, no período de 12 a 23 de setembro, nas instalações do Bataillonde Soutien du Génie (BSG), na cidade de Bargny, no Senegal, o Estágio de Topografia (Módulo II) para militares oriundos de todas as Unidades de Engenharia do Exército Senegalês.

O objetivo foi transmitir conhecimentos do que há de mais moderno em assuntos de topografia, levantamentos topográficos, projetos geométricos, georreferenciamento, utilização de softwares para produção de Atlas e de Layout (QGIS e Metashape Agisoft), e de imageamento de área com sobrevoos de drone (Drone Deploy).

A equipe de instrução foi composta pelo Coronel Eng José Bráulio de Sousa Terceiro, Assessor Militar de Engenharia no Senegal; pelo Maj QEM Marcos Soares de Souza, Adjunto do Assessor Militar de Engenharia; pelo 2º Sgt TOPO Lindomar Silva de Moraes, instrutor do Centro de Instrução de Engenharia/2º Batalhão Ferroviário (CIEng/2º BFv); e pelo professor e tradutor Amadou Baldé.

Além da capacitação técnica, a MBCEM pôde prestar assessoramento no controle patrimonial de instalações e áreas militares, por meio do georreferenciamento de imóveis, visando a elaboração de um Plano Diretor de Organização Militar (PDOM); e estreitar os laços de cooperação entre a Engenharia do Exército Brasileiro e a Engenharia Militar do Senegal. Como principal produto do estágio, foi produzido uma carta topográfica pelos alunos que foi entregue ao Comandante da Escola de Aplicação de Engenharia. Esta carta foi a primeira recebida por uma Unidade Militar Senegalesa.

Na cerimônia de encerramento, foram entregues diplomas de conclusão, ocasião em que o  Tenente-Coronel Amadou Niane, Comandante do BSG, e o Tenente-Coronel Jean Emmanuel Badiane, Comandante da Escola de Aplicação de Engenharia das Forças Armadas do Senegal, agradeceram à MBCEM pela organização e condução das diversas atividades e fizeram questão de ressaltar o profissionalismo dos militares brasileiros.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página