Página inicial -> Histórico do DEC Voltar à página anteriorVoltar Imprimir
 
 
  Histórico do DEC  
 
  

 

"Pode-se considerar que as origens do DEC remontam a 1915, quando, fruto de reorganização da Força Terrestre, foi criada a Diretoria de Engenharia, diretamente subordinada ao então Ministério da Guerra.
Sua organização previa três Divisões e um Gabinete Fotográfico, sendo-lhe atribuídas as missões de:

  • organizar projetos e orçamentos para a construção e recuperação de quartéis, fábricas e outros edifícios;
  • executar a construção e reparação de edifícios militares;
  • organizar o cadastro de próprios nacionais, a cargo do Ministério da Guerra;
  • elaborar desenhos detalhados de plantas e trabalhos de levantamento e
  • reprodução e restauração de plantas antigas.

Eram, portanto, as bases do atual Departamento de Engenharia e Construção que naquela ocasião estavam sendo edificadas.
A evolução tecnológica e doutrinária motivou a reorganização do Ministério da Guerra. O Decreto-Lei 9.100, de 1946, ampliou a missão da Engenharia, confiando-a a dois Departamentos:

  • Departamento-Geral de Administração, que englobava entre outras as Diretorias de Engenharia e de Transmissões; e
  • Departamento Técnico e de Produção, que enquadrava entre outras, a Diretoria de Obras e Fortificações e a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército.

Era mais um passo no aperfeiçoamento da organização em direção ao atual sistema setorial.
Em 1952, a Diretoria de Engenharia foi desdobrada em Diretoria Geral de Engenharia e Diretoria de Material de Engenharia, passando a Diretoria de Transmissões a denominar-se Diretoria de Comunicações.
Em 1956, a Diretoria Geral de Engenharia foi transformada em Diretoria Geral de Engenharia e Comunicações que, com as Diretoria de Obras e Fortificações, de Vias de Transportes, de Patrimônio do Exército e a de Comunicações, passou a integrar o Departamento de Produção e Obras.
Em 27 de janeiro de 1971, é criado o Departamento de Engenharia e Comunicações, congregando as Diretorias de Obras Militares, de Obras de Cooperação, de Patrimônio, de Serviço Geográfico e de Comunicações que, posteriormente, se desdobrou em Diretoria de Telecomunicações e Diretoria de Material de Comunicações, ficando esta subordinada ao Departamento de Material Bélico.
Em 1983, vem integrar-se a este Departamento a Diretoria de Informática.
Em 13 de março de 1998 passou a denominar-se Departamento de Engenharia e Construção, sendo composto a partir desta data das Diretorias de Obras de Cooperação, de Obras Militares, do Serviço Geográfico e de Patrimônio.
Pelo Decreto 3.386, de 17 de março de 2000, a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) teve a sua subordinação mudada do Departamento de Engenharia e Construção para a Secretaria de Tecnologia da Informação.


aviso.png
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO

  • Departamento Técnico e de Produção do Exército, criado pelo Dec-Lei nº 9.100, de 27 de março e Dec nº 21.738, de 30 de agosto de 1946;

  • Departamento de Produção e Obras, criado pelo Dec nº 39.900, de 4 de setembro de 1956;

  • Departamento de Engenharia e Comunicações, criado pelo Dec nº 68.119, de 27 de janeiro de 1971;

  • Departamento de Engenharia e Construção, criado pela Port Min nº 130, de 13 de março de 1998.


                 “DEPARTAMENTO REAL CORPO DE ENGENHEIROS”


    aviso.png

    Evoca a nobreza da Engenharia Militar Portuguesa, legado da conquista do engenho humano sobre a força bruta da natureza, nas suas polimórficas aplicaçõesem fortificação, organização do terreno

    e transposição de obstáculos, tarefas fundamentais da Engenharia Militar; brasão das armas de D. João VI alude ao criador do Real Corpo de Engenheiros Português, em 1792,

    precursor da Engenharia Militar Brasileira; dístico “SEMPRE PRESENTE” alude à canção da Engenharia – “... Arma sempre presente apóia e guia as outras Armas, todas à vitória...”,

    exprime a universalidade militar do emprego da Engenharia, seus múltiplos campos de ação, na especialização dos seus trabalhos técnicos.

    Referências: Portaria nº 628, de 20 de agosto de 2008 e publicado no Boletim do Exército nº 34, de 22 de agosto de 2008.

                                                                                       Criação: Luciano Rocha Silveira – Cel R1 PTTC do DEC

  •