Fluxo de navegação Página inicial -> Histórico do 10º BEC Voltar à página anteriorVoltar Imprimir
 
 
  Histórico do 10º BEC  
 

O 1º Batalhão de Engenharia de Construção é oriundo da Ala Esquerda do Batalhão de Engenheiros, criado pela Corte Portuguesa através do Decreto número 1536, de 23 de janeiro de 1855.

lages_noite.jpgÉ uma das mais antigas e tradicionais unidades militares do Brasil. Sua primeira sede foi a cidade de Cachoeira do Sul - RS, tendo mudado diversas vezes ao longo de sua História, até 1º de março de 1971, quando foi transferido para a cidade de Lages - SC, onde se encontra até hoje.

Sede Período Denominação
Ten Cel Antonio Alves Pereira
1º Comandante do Batalhão
Porto Alegre/RS 2 Jul 1891 - 9 Dez 1893 1º Batalhão de Engenheiros
Pelotas/RS 10 Dez 1893 - 21 Dez 1895 1º Batalhão de Engenheiros
Porto Alegre/RS 22 Dez 1895 - 26 Mar 1898 1º Batalhão de Engenheiros
Rio Pardo/RS 27 Mar 1898 - 3 Nov 1901 1º Batalhão de Engenheiros
Inhanduí/RS 4 Nov 1901 - 14 Abr 1902 1º Batalhão de Engenheiros
Alegrete/RS 14 Abr 1902 - 6 Out 1906 1º Batalhão de Engenheiros
Rio Pardo/RS 7 Out 1906 - 15 Fev 1907 1º Batalhão de Engenheiros
Cruz Alta/RS 16 Fev 1907 - 10Dez 1919 1º Batalhão de Engenheiros
Cruz Alta/RS 11 Dez 1919 - 18 Jul 1922 1º Batalhão Ferroviário
Santo Ângelo/RS 19 Jul 1922 - 1 Fev 1931 1º Batalhão Ferroviário
Jaguari/RS 2 Fev 1932 - 4 Jul 1936 1º Batalhão Ferroviário
Santiago/RS 5 Jul 1936 - 14 Fev 1943 1º Batalhão Ferroviário
Bento Gonçalves/RS 15 Fev 1943 - 28 Fev 1971 1º Batalhão Ferroviário
Lages/SC 1 Mar 1971 - 11Mar1999 1º Batalhão Ferroviário
Lages/SC 12Mar 1999 10º Batalhão de Engenharia de Construção

O 10º Batalhão de Engenharia de Construção possui um vasto acervo de obras e realizações no Sul do País. São mais de 2.000 km de ferrovias, mais de 86 km de implantação e pavimentação de rodovias, 16 km de pontes e viadutos e quase 37 km de túneis ferroviários.

Das tantas importantes obras atribuídas ao Batalhão, são de destaque a EF-116 TPS (Tronco Principal Sul e EF-491 (Ferrovia do Trigo). Em ambas o Batalhão agregou uma quantidade impressionante de túneis, pontes e viadutos.

O túnel ferroviário"Nr 21" em Roca Sales/RS é um dos maiores da América Latina, com 2.832 m e o "Viaduto Ferroviário do Exército", com seus 143 metros de altura e 509 metros de comprimento, também construído pelo Batalhão entre as cidades de Roca Sales/RS e Passo Fundo/RS, é o segundo mais alto do mundo e o maior do Brasil em extensão.

Em 1934 o então 1º Batalhão Ferroviário se uniu ao 2º Batalhão Ferroviário e a partir de 1938 aos 2º e 3º Batalhão Rodoviário, para a construção do TPS. Naquela época o 1º Batalhão Ferroviário estava sediado em Jaguari-RS, o 2º Batalhão Ferroviário em Rio Negro-PR, o 2º Batalhão Rodoviário em Lages-SC e o 3º Batalhão Rodoviário em Vacaria-RS. Engajados, os 4 batalhões embrearam-se entre terrenos rochosos, serras e vales profundos, na grande epopéia de construir 621,5km de ferrovia, que estendia desde Mafra, em Santa Catarina até a Barra do Arroio Jacaré, no Rio Grande do Sul.

Concluída a ferrovia Santiago-São Luiz, o Batalhão recebeu a missão de construir a ferrovia São Luiz-Cerro Largo/RS se instalando em Bento Gonçalves/RS. Este empreendimento contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento de um pequeno distrito chamado Rolador que, em curto espaço de tempo conseguiu sua emancipação política.

Em 10 Jan 1957, com a presença do Presidente da República, Juscelino Kubitschek, do Governador do Estado Ildo Meneguetti, do Ministro da Guerra General Teixeira Lott e comitivas, os Prefeitos das cidades de São Luiz e de Cerro Largo cortaram a fita de inauguração, numa demonstração simbólica da união das duas cidades.

Comboio presidencial sobre o rio Ijui - local da inauguração
Comboio presidencial sobre o rio Ijui - local da inauguração

Em 1971, o 1º Batalhão Ferroviário iniciou outra malha ferroviária que seria apontada até hoje, juntamente com o TPS, como mais um grande feito da Engenharia do Exército Brasileiro. Nos seus 158km de extensão, a EF-491 (Ferrovia do Trigo), ligando as cidades de Passo Fundo/Roca Sales, numa região considerada das mais acidentadas do Rio Grande do Sul, testou, mais uma vez, a competência e determinação, dos integrantes do então 1º Batalhão Ferroviário, ciosos de seu passado e confiantes no futuro, sem esmorecimento, cruzaram vales, rasgaram montanhas, e ao final, apresentaram um singular acervo de construções espetaculares, formando 34 túneis e 25 pontes e viadutos.

Durante a maior parte de sua existência, o Batalhão esteve ligado ao Rio Grande do Sul onde lançou 2.000km de estradas de ferro, a maioria no Estado gaúcho, os 147km da ligação das cidades Cacequi e Inhanduí, entre 1901/1907, marcariam o início dessa longa jornada ferroviária, e mais recentemente o Batalhãotrabalhou no lançamento de 243km no Estado do Paraná (FERROESTE), em parceria com o 11º Batalhão de Engenharia de Construção com sede em Araguari-MG, ligando as cidades de Guarapuava a Cascavel, construído entre 1993/1995.

Entre as principais obras do Batalhão, somam-se: túneis - 36.387m de extensão; pontes e viadutos - 16.175m de extensão; ferrovias - 2.070km de extensão.

O então 1º Batalhão Ferroviário, tinha como especialidade principal a construção de ferrovias, prova disso é a inigualável quantidade de obras executadas na região sul do Brasil, mas também demonstra a versatilidade e o espírito competente e comprometido dos seus integrantes facilmente legitimados em um variado acervo de obras, como: obras hídricas; portos; aeroportos; construção de quartéis e implantação, pavimentação e conservação de rodovias.

Um exemplo de sua versatilidade em obras de engenharia é a recuperação do Porto de São Francisco do Sul/SC. Em 1998 o 10º BEC inaugurou um Espaço Cultural, denominado "Museu Ferroviário", cujo acervo, preserva peças, documentos, quadros, fotografias entre outros materiais, que retratam os 156 anos de história do mais antigo e mais tradicional Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro.









Cel R1 PTTC Luciano Rocha Silveira - pesquisador

Ivair Proenço de Souza - 3º Sgt, histeriador e coordenador do Museu Ferroviário do 10º Batalhão de Engenharia de Construção de Lages-SC