Sede
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Período
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Denominação
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Ten Cel Antonio Alves Pereira
1º Comandante do Batalhão
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Porto Alegre/RS
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2 Jul 1891 - 9 Dez 1893
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1º Batalhão de Engenheiros
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Pelotas/RS
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10 Dez 1893 - 21 Dez 1895
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1º Batalhão de Engenheiros
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Porto Alegre/RS
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22 Dez 1895 - 26 Mar 1898
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1º Batalhão de Engenheiros
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Rio Pardo/RS
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27 Mar 1898 - 3 Nov 1901
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1º Batalhão de Engenheiros
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Inhanduí/RS
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4 Nov 1901 - 14 Abr 1902
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1º Batalhão de Engenheiros
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Alegrete/RS
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14 Abr 1902 - 6 Out 1906
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1º Batalhão de Engenheiros
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Rio Pardo/RS
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7 Out 1906 - 15 Fev 1907
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1º Batalhão de Engenheiros
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Cruz Alta/RS
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16 Fev 1907 - 10Dez 1919
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1º Batalhão de Engenheiros
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Cruz Alta/RS
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11 Dez 1919 - 18 Jul 1922
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1º Batalhão Ferroviário
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Santo Ângelo/RS
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19 Jul 1922 - 1 Fev 1931
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1º Batalhão Ferroviário
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Jaguari/RS
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2 Fev 1932 - 4 Jul 1936
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1º Batalhão Ferroviário
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Santiago/RS
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5 Jul 1936 - 14 Fev 1943
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1º Batalhão Ferroviário
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Bento Gonçalves/RS
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15 Fev 1943 - 28 Fev 1971
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1º Batalhão Ferroviário
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Lages/SC
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1 Mar 1971 - 11Mar1999
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1º Batalhão Ferroviário
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Lages/SC
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12Mar 1999
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10º Batalhão de Engenharia de Construção
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O 10º Batalhão de Engenharia de Construção possui um vasto acervo de obras e realizações no Sul do País. São mais de 2.000 km de ferrovias, mais de 86 km de implantação e pavimentação de rodovias, 16 km de pontes e viadutos e quase 37 km de túneis ferroviários.
Das tantas importantes obras atribuídas ao Batalhão, são de destaque a EF-116 TPS (Tronco Principal Sul e EF-491 (Ferrovia do Trigo). Em ambas o Batalhão agregou uma quantidade impressionante de túneis, pontes e viadutos.
O túnel ferroviário"Nr 21" em Roca Sales/RS é um dos maiores da América Latina, com 2.832 m e o "Viaduto Ferroviário do Exército", com seus 143 metros de altura e 509 metros de comprimento, também construído pelo Batalhão entre as cidades de Roca Sales/RS e Passo Fundo/RS, é o segundo mais alto do mundo e o maior do Brasil em extensão.
Em 1934 o então 1º Batalhão Ferroviário se uniu ao 2º Batalhão Ferroviário e a partir de 1938 aos 2º e 3º Batalhão Rodoviário, para a construção do TPS. Naquela época o 1º Batalhão Ferroviário estava sediado em Jaguari-RS, o 2º Batalhão Ferroviário em Rio Negro-PR, o 2º Batalhão Rodoviário em Lages-SC e o 3º Batalhão Rodoviário em Vacaria-RS. Engajados, os 4 batalhões embrearam-se entre terrenos rochosos, serras e vales profundos, na grande epopéia de construir 621,5km de ferrovia, que estendia desde Mafra, em Santa Catarina até a Barra do Arroio Jacaré, no Rio Grande do Sul.
Concluída a ferrovia Santiago-São Luiz, o Batalhão recebeu a missão de construir a ferrovia São Luiz-Cerro Largo/RS se instalando em Bento Gonçalves/RS. Este empreendimento contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento de um pequeno distrito chamado Rolador que, em curto espaço de tempo conseguiu sua emancipação política.
Em 10 Jan 1957, com a presença do Presidente da República, Juscelino Kubitschek, do Governador do Estado Ildo Meneguetti, do Ministro da Guerra General Teixeira Lott e comitivas, os Prefeitos das cidades de São Luiz e de Cerro Largo cortaram a fita de inauguração, numa demonstração simbólica da união das duas cidades.
Comboio presidencial sobre o rio Ijui - local da inauguração
Em 1971, o 1º Batalhão Ferroviário iniciou outra malha ferroviária que seria apontada até hoje, juntamente com o TPS, como mais um grande feito da Engenharia do Exército Brasileiro. Nos seus 158km de extensão, a EF-491 (Ferrovia do Trigo), ligando as cidades de Passo Fundo/Roca Sales, numa região considerada das mais acidentadas do Rio Grande do Sul, testou, mais uma vez, a competência e determinação, dos integrantes do então 1º Batalhão Ferroviário, ciosos de seu passado e confiantes no futuro, sem esmorecimento, cruzaram vales, rasgaram montanhas, e ao final, apresentaram um singular acervo de construções espetaculares, formando 34 túneis e 25 pontes e viadutos.
Durante a maior parte de sua existência, o Batalhão esteve ligado ao Rio Grande do Sul onde lançou 2.000km de estradas de ferro, a maioria no Estado gaúcho, os 147km da ligação das cidades Cacequi e Inhanduí, entre 1901/1907, marcariam o início dessa longa jornada ferroviária, e mais recentemente o Batalhãotrabalhou no lançamento de 243km no Estado do Paraná (FERROESTE), em parceria com o 11º Batalhão de Engenharia de Construção com sede em Araguari-MG, ligando as cidades de Guarapuava a Cascavel, construído entre 1993/1995.
Entre as principais obras do Batalhão, somam-se: túneis - 36.387m de extensão; pontes e viadutos - 16.175m de extensão; ferrovias - 2.070km de extensão.
O então 1º Batalhão Ferroviário, tinha como especialidade principal a construção de ferrovias, prova disso é a inigualável quantidade de obras executadas na região sul do Brasil, mas também demonstra a versatilidade e o espírito competente e comprometido dos seus integrantes facilmente legitimados em um variado acervo de obras, como: obras hídricas; portos; aeroportos; construção de quartéis e implantação, pavimentação e conservação de rodovias.
Um exemplo de sua versatilidade em obras de engenharia é a recuperação do Porto de São Francisco do Sul/SC.
Em 1998 o 10º BEC inaugurou um Espaço Cultural, denominado "Museu Ferroviário", cujo acervo, preserva peças, documentos, quadros, fotografias entre outros materiais, que retratam os 156 anos de história do mais antigo e mais tradicional Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro.
Cel R1 PTTC Luciano Rocha Silveira - pesquisador
Ivair Proenço de Souza - 3º Sgt, histeriador e coordenador do Museu Ferroviário do 10º Batalhão de Engenharia de Construção de Lages-SC