Fluxo de navegação Página inicial -> Forte de São Francisco Voltar à página anteriorVoltar Imprimir
 
 
  Forte de São Francisco  
 

Clique na foto para ampliarNome histórico
Forte de São Francisco.

Designação popular
Forte do Picão.

Outras designações históricas
Forte da Barra;
Forte de São Francisco da Barra;
Forte de São Francisco;
Castelo do Mar;
Forte do Picão;
Forte do Mar;
Forte da Laje;
Forte da Lajem.

"Nos primeiros anos do século dezessete, ou mesmo nos últimos anos do século dezesseis, buscou-se melhor defender os arrecifes. Dois fortes foram construídos, o Forte de São Jorge, o mais antigo, construído em terra, próximo à barra, que iria cruzar fogo com o Forte de São Francisco construído nos arrecifes, à entrada da barra. Uma posição indiscutivelmente estratégica, guardando a entrada do porto.

Em 1612, à custa dos moradores e do senhor da terra, o donatário Duarte de Albuquerque Coelho, iniciou a construção do Forte de São Francisco, que em 1614 estava concluído. O projeto é do engenheiro Tibúrcio Espanhochi, e foi executado pelo engenheiro Francisco de Frias.

O Forte de São Francisco ou da Laje, estava situado na extremidade norte dos arrecifes, era de pequenas proporções, em forma eneagonal, de lados irregulares variando de 5,94m a 6,60m com todos os seus ângulos salientes. Sua diagonal maior media 16,94m. Os parapeitos mediam 1,10m de espessura por 0,88m de altura. Suas dependências, no entanto, quartéis, depósitos de palamentas(*) , e mesmo o paiol eram muito escuros, abafados e úmidos. O contato direto com o mar, sua forma fechada, imprimiam tais condições. A ação do mar também se fazia sentir sobre as pedras, sobretudo as da base, e freqüentemente exigia reparos."

(*) Conjunto de objetos acessórios que são considerados indispensáveis à navegação, abrange, entre outras peças, o leme, a cana-do-leme, as bandeiras e paus de bandeira, os estropos, os salva-vidas, os ancorotes, as defensas, as lanternas e os cabos de atracação.

Fonte: Alburqueque, Marcos. Fortes de Pernambuco, imagens do passado e do presente.

GALERIA DE IMAGENS