ESTRADA DO CHACO
Com a conclusão em apenas 23 dias, com a colocação de cerca de 30 mil troncos de palmeiras, construção de 8 pontes e lançamento de linha telegráfica, foi concretizada a idéia de Caxias de atacar, pela retaguarda, o exército inimigo e as suas linhas de Piquiciri ,desbordando, largamente, a posição de Angustura. Deve-se, sem dúvida, à estrada estratégica do Chaco, que resultou de um entendimento entre Caxias e o Gen Argolo, a rapidez com que se obteve o desfecho favorável da campanha do Paraguai. Sob o comando do Gen Argolo, trabalharam na estrada 6 oficiais, 135 praças, 327 pontoneiros e mais uma comissão de engenheiros chefiada pelo Cel Rufino Galvão. [mais] |
PONTE SOBRE O RIO COMANDAHI
Ponte provisória de madeira pau-d’arco, construída no final do Brasil Imperial pelo então 2º Batalhão de Engenharia, oriundo do Batalhão de Engenheiros, criado pela Corte Portuguesa em 1855. Se concretizava o sonho do General Osório, que se lembrava das grandes dificuldades que envolveram a atuação do nosso Exército nas Campanhas do Sul. É uma das mais antigas e tradicionais unidades militares do Brasil. Sua primeira sede foi a cidade de Cachoeira do Sul – RS (24 Abr 1889), tendo mudado diversas vezes ao longo de sua História, até 1º de março de 1971, quando foi transferido para a cidade de Lages - SC, com o nome de 1º Batalhão Ferroviário, onde encontra-se até hoje, com a nova denominação de 10º Batalhão de Engenharia de Construção. Até meados do século XX, só no Rio Grande do Sul, construiu mais de mil quilômetros de ferrovias. [mais] |